undefined

Na corrida para tornar o setor da aviação civil mais sustentável e menos poluente, a francesa Eviation Aircraft parece ter saído na frente. A empresa acaba de apresentar o primeiro protótipo de um avião elétrico, com capacidade para até nove passageiros, na International Paris Airshow 2017, feira global do segmento. LER MAIS >>

O foco dos designers foi conceber um avião extremamente leve e desta maneira, aumentar consideralvemente sua eficiência energética. Além disso, foi investido numa bateria com alta capacidade de armazenamento.

A companhia Eviation Aircraft faz parte de um programa da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) que alavanca o desenvolvimento de novas tecnologias para a transformação do transporte de curtas distâncias. A própria agência americana também está testando o protótipo do GL-10, misto de avião, drone e helicóptero híbridos (veja no vídeo ao final deste post algumas das invenções em andamento na Nasa).

O avião, totalmente elétrico, tem emissão zero de carbono. Com uma recarga completa, ele tem autonomia para voar até 1 mil km, ou seja, foi projetado para curtas distâncias, entre cidades próximas. A ideia da Eviation é fazer trajetos como, por exemplo, entre Seoul e Pequim, em 2,5 horas, ou entre o Vale do Silício e São Francisco, em 2 horas.